Blog Código Franco

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Cloud Computing Futuro ou Presente?

É muito divulgado atualmente o uso de computação em nuvem por parte de grandes empresas e que este é o futuro da área de tecnologia da informação. Muito também se fala quanto ao uso da tecnologia pelos usuários comuns em suas atividades cotidianas como sendo a principal tendência para o crescimento da funcionalidade.


Entretanto, falar de computação em nuvem para alguns parece ser um assunto completamente distante da realidade e que muitos ainda levarão muito tempo para poder conhecer e possuir intimidade. Porém não é bem assim, a tecnologia está mais próxima e intimamente ligada a nossas vidas do que muitos imaginam. É tão presente e natural que nem percebemos.

Lembra quando comprávamos filmes ou músicas em mídias físicas? Pois então, hoje em dia compramos um arquivo digital que pode ser utilizado sempre que necessário e que não está em um único computador, isso é a nuvem. Sabe aquele arquivo de texto importante que você criou no Google Drive? Ele também está na nuvem.

E a NetFlix? Ela hoje possui todos os seus servidores em nuvem dentro de seu cenário empresarial, porém para nós, ver vídeos, filmes e séries através do site do serviço por eles oferecido já consiste no uso de Cloud Computing em nossas vidas há um bom tempo. O mesmo vale para o YouTube.

Até mesmo aquela foto recém capturada no celular que foi para o Facebook e a biblioteca de mídia do dispositivo sincronizado com algum serviço de backup oferecido pelo sistema operacional, são exemplos de Cloud Computing.

Para os que não usam nenhum desses serviços, saiba que o e-mail também é uma ferramenta que aplica tal tecnologia.

Como podemos ver a nuvem não é mais uma mera projeção para o futuro, ela já é presente e amplamente utilizada, tanto por empresas quanto por pessoas comuns.

Além disso, esta desaparecendo o ceticismo de muitos quanto a segurança dos ambientes de nuvem, muito se falava sobre os perigos de colocar todas as suas informações em um local desconhecido e sob responsabilidade de estranhos, porém o jogo está virando e muitos preferem colocar suas informações em um local desconhecido mas que há garantias de segurança, do que deixar as informações onde em teoria apenas há acesso individual, porém em caso de uma pane em equipamentos há o risco da perda permanente daquela informação.

Se você se interessou por usar computação em nuvem, você pode saber mais nestes artigos:
E você? Se surpreendeu em saber que talvez utilize computação em nuvem sem nem perceber? Deixe sua opinião nos comentários contando-nos suas experiências com a tecnologia e o que você espera dela para o futuro.


Se você gostou do nosso conteúdo você pode nos ajudar. Qualquer valor é bem vindo e ajuda a manter nossos editores e nossa hospedagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário



Fale Conosco






2013 - 2016 Código Franco - Blog Código Franco
Thiago Franco Desenvolvimento de Sistemas e Soluções Tecnológicas.
Todos os direitos reservados.

As marcas, imagens, logotipos e icones utilizados são de propriedade de seus respectivos donos.
Tecnologia do Blogger. Construido com Bootstrap e jQuery.