Blog Código Franco

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Oracle Modern Experiences - Parte IV - Gustavo Caetano

Para encerrar o dia de palestras, Gustavo Caetano foi ao palco para uma conversa descontraída e muito instrutiva. Sob o tema “Falhe Rápido, Inove Constantemente”, o fundador da Samba Tech contou-nos como que sua empresa saiu, com cara e coragem, de uma Start Up dentro da universidade e tornou-se o que é hoje, uma das empresas que mais inovam no mundo, estando classificada lado a lado com Google e Facebook no quesito inovação tecnológica e tendo como clientes inúmeras empresas em diversos setores no mercado Brasileiro.


Apresentou em grande parte de seus exemplos, a importância de errar ao longo do caminho para atingir o sucesso, pois quanto mais você erra, é sinal de que mais você tenta, e quanto mais você tenta, mais resultados novos se disponibiliza a criar.


“Planeje menos e faça mais(...) pare de falar e comece a fazer”, segundo Gustavo, não adianta querer chegar ao sucesso sem tentar, não adianta querer crescer ficando preso ao medo de errar, siga os projetos mas tenha a liberdade de desviar do projeto para atender e resolver adversidades reais que surjam no decorrer do caminho.

No cenário de projeto proposto pelo empresário e apresentado em diversos exemplos, é dado ao colaborador maior autonomia e delegadas pequenas responsabilidades deixando-o à vontade para trabalhar como se sentir mais confortável, agregando mais valor ao trabalho e ao mesmo tempo engajando-o ao projeto.

Uma das recomendações do executivo é segmentar as equipes dentro da grande empresa, de modo a criar núcleos de trabalho semelhantes a pequenas empresas a fim de manter um ambiente mais agradável e direcionado de trabalho.

Quando combinado com projetos de menor porte e equipes menores, a ideia de encarar o erro de frente trás um resultado muito interessante. Um projeto pequeno que falhe, traz o crescimento da equipe à um custo muito menor que um projeto grande.


Hoje em dia as empresas não são mais individualistas como antes, segundo o palestrante, a luta agora é entre redes, grupos de empresas, não existem mais empresas ou pessoas que trabalham e atingem o sucesso sozinhas, um depende do outro e buscam em seus parceiros a qualidade que precisam para sustentar seu próprio sucesso e a liberdade para focar naquilo que fazem de melhor. Não adianta perder tempo recriando algo que já exista se alguém já encontrou uma forma muito melhor para solucionar aquele problema ou superar certa dificuldade.

“O que te trouxe até aqui, não será o que irá te levará adiante, para continuar crescendo é preciso continuar sempre inovando”, foi uma das falas de maior impacto na apresentação do palestrante.

O objetivo de qualquer empresa, ou até mesmo pessoa, deve ser sempre criar soluções para os problemas, muitas vezes simples, do cotidiano e que não tenham ainda sido solucionados, seguindo a ideia de inovar constantemente.


Se você gostou do nosso conteúdo você pode nos ajudar. Qualquer valor é bem vindo e ajuda a manter nossos editores e nossa hospedagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário



Fale Conosco






2013 - 2016 Código Franco - Blog Código Franco
Thiago Franco Desenvolvimento de Sistemas e Soluções Tecnológicas.
Todos os direitos reservados.

As marcas, imagens, logotipos e icones utilizados são de propriedade de seus respectivos donos.
Tecnologia do Blogger. Construido com Bootstrap e jQuery.