Blog Código Franco

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Oracle Modern Experiences - Parte III - João Pedro Sant’Anna

O terceiro palestrante foi João Pedro Sant’Anna, diretor de planejamento da Oi, que contou aos presentes como a adaptação de procedimentos internos, uso de tecnologia e a análise e entendimento das necessidades do cliente mudou completamente o cenário da Oi. 


Pequenas mudanças de comportamento e estratégia na abordagem do cliente levaram a empresa de um cenário onde havia um gasto enorme com equipes de atendimento, suporte e solução de problemas, para um cenário onde os gastos puderam ser reduzidos em mais de 50% sem reduzir investimentos, além de aumentar a receita em mais de 30% em menos de seis meses, apenas implantando uma forma cíclica de implantação de projetos, com entregas menores, constantes e com resultados palpáveis.

Um ótimo exemplo utilizado pelo palestrante foi comparando um projeto à aquisição de um meio de transporte, ilustrado a seguir:

Por que esperar dois anos para ter as funcionalidades de um carro (projeto grande completo) para poder sair do lugar, se eu posso primeiro ter um skate (projeto pequeno parcial) e em três meses e que já irá me colocar em movimento, mesmo que lentamente, após um ano utilizar uma bicicleta (continuidade do projeto parcial) e seguir mais adiante para em dois anos chegar ao carro (final dos projetos parciais, equivalente ao projeto completo) com boa parte de meu caminho já percorrido.


Mostrou que o uso de uma abordagem ágil pode ser um mecanismo muito eficiente de se atingir resultados úteis em um prazo muito mais atrativo que de um grande projeto. Um grande projeto até poderia solucionar o problema da empresa definitivamente, porém viria ao custo de meses ou até anos de trabalho sem ter a garantia do sucesso.

Seguindo um planejamento ágil a empresa encontrou uma grande vantagem de mercado que a colocou a frente de suas concorrentes.


Se você gostou do nosso conteúdo você pode nos ajudar. Qualquer valor é bem vindo e ajuda a manter nossos editores e nossa hospedagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário



Fale Conosco






2013 - 2016 Código Franco - Blog Código Franco
Thiago Franco Desenvolvimento de Sistemas e Soluções Tecnológicas.
Todos os direitos reservados.

As marcas, imagens, logotipos e icones utilizados são de propriedade de seus respectivos donos.
Tecnologia do Blogger. Construido com Bootstrap e jQuery.