Blog Código Franco

sábado, 16 de janeiro de 2016

Editorial - O Fim do Internet Explorer 8, 9 e 10

Nesta semana, mais precisamente dia 12, recebemos a triste (ou nem tanto) notícia que a Microsoft não irá mais manter o tão "amado", "querido" e "idolatrado" Internet Explorer em suas versões mais antigas como o 8, 9 e 10. Apenas a versão mais recente do navegador continuará sendo atualizada.


E quem nunca teve um probleminha com o IE, que atire a primeira pedra.

Não que eu fique feliz com as grandes empresas como a Microsoft empurrando seus produtos goela abaixo de seus clientes como tem feito com o Windows 10, mas para nós que somos desenvolvedores web ou até mesmo donos de site que pagam a mais por serviços para suportar seus sites em ambientes obsoletos, é um alívio receber uma notícia destas.

O navegador da Microsoft em suas versões mais novas 10 e 11, nem com muito esforço consegue alcançar a qualidade e agilidade dos seus concorrentes, e seu sucessor de nome o Edge, que para mim não passa de um Internet Explorer 12, não deve resolver muitos dos problemas que enfrentávamos e que ainda existem de compatibilidade e velocidade do navegador.

Porem o melhor de todo esse processo é o fato que com a saída destas versões, algumas já bem antigas no mercado, empresas que ficaram paradas no tempo precisarão caminhar para novas tecnologias, e claro todos os nossos projetos terão maiores garantias de funcionar bem para uma gama maior de usuários, com um número muito menor de soluções de contorno.

E lembra aquele aplicativo de segurança do seu internet banking que só funciona no Internet Explorer? E aquele site que só carrega no IE? Talvez esse seja o ultimo aviso para que seus desenvolvedores comecem a pensar em uma versão para Firefox, Chrome, Opera ou qualquer outro navegador com melhor imagem que o da Microsoft, ou teremos que em algum tempo decretar a morte destas funcionalidades e sistemas junto com a ultima versão do IE.

Bibliotecas de código como jQuery e Bootstrap, em suas versões mais recentes já descontinuaram ou planejam descontinuar definitivamente o suporte a estas versões do IE e quem não se preparou para este fim, não foi por falta de tempo pois, os primeiros comunicados oficiais ocorreram há quase dois anos.

Segundo a Microsoft a partir de agora os usuários do IE devem atualizar seu navegador para o mais atual que conseguirem a fim de manter suas conexões seguras e melhor compatibilidade com serviços que dependam de funcionalidades modernas.

E você, ainda usa o Internet Explorer? Qual navegador você utiliza? Você utiliza algum software ou serviço que depende exclusivamente do IE ou que apenas é compatível com o navegador da Microsoft? O que você vai fazer agora? Atualizar o IE? Mantê-lo desatualizado? Tentar removê-lo definitivamente?

Conte-nos nos comentários!!


Se você gostou do nosso conteúdo você pode nos ajudar. Qualquer valor é bem vindo e ajuda a manter nossos editores e nossa hospedagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário



Fale Conosco






2013 - 2016 Código Franco - Blog Código Franco
Thiago Franco Desenvolvimento de Sistemas e Soluções Tecnológicas.
Todos os direitos reservados.

As marcas, imagens, logotipos e icones utilizados são de propriedade de seus respectivos donos.
Tecnologia do Blogger. Construido com Bootstrap e jQuery.