Blog Código Franco

sábado, 23 de janeiro de 2016

DataURL: Conhecendo e Utilizando

Arquivos de computador por padrão são binários (zero e um) interpretados pelas máquinas. Arquivos binários são normalmente atrelados a extensões como .doc, .jpg, .xml, entre outros. Matematicamente falando um binário é um arquivo com suas informações representadas por uma cadeia de caracteres codificada em base 2.

DataUrl, por sua vez é uma codificação de base 64 utilizada normalmente para embutir imagens em páginas da web sem a necessidade de referenciar um arquivo externo. Consiste em um arquivo salvo de forma de texto simples. O texto que armazena os dados do arquivo, no caso de imagens, pode ser incluído diretamente dentro do atributo "src" de uma tag "img" para ser exibido em navegadores.


Apesar de usualmente ser utilizado para imagens, pode ser aplicado em outros formatos de arquivos.

Sua estrutura básica é:

data:[mimetype][;base64],[data]

Sendo:
[mimetype] o tipo/formato original do arquivo.
[:base64] a base matemática da codificação.
[data] a cadeia codificada que representa as informações do arquivo.

As formas de utilização e vantagens de DataURL são variadas, normalmente é utilizada para imagens pequenas pois, agrega maior eficiência no carregamento de páginas web, reduz a quantidade de requisições HTTP além de agregar maior eficiência para sites HTTPS.

Outro uso do DataURL é realizar o envio de arquivos para um servidor através de Web Services, podendo ser enviados de forma serializada.

Entretanto, algumas desvantagens também existem como, por exemplo a incapacidade de salvar em cache, o download repetido de arquivos com multiplas ocorrências, limitações de tamanho para carregamento em certos navegadores e um sutil aumento no tamanho quando comparado com um arquivo comum.

Se quiser gerar e testar DataURL, acesse: http://dataurl.net/#dataurlmaker

O uso correto de DataURL pode variar conforme suas necessidades, conheça a ferramenta e utilize-a quando for preciso, mas com atenção e moderação.

Obrigado pela visita e até a próxima!!


Se você gostou do nosso conteúdo você pode nos ajudar. Qualquer valor é bem vindo e ajuda a manter nossos editores e nossa hospedagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário



Fale Conosco






2013 - 2016 Código Franco - Blog Código Franco
Thiago Franco Desenvolvimento de Sistemas e Soluções Tecnológicas.
Todos os direitos reservados.

As marcas, imagens, logotipos e icones utilizados são de propriedade de seus respectivos donos.
Tecnologia do Blogger. Construido com Bootstrap e jQuery.