O Google Chrome iniciou o bloqueio oficial e definitivo do Adobe Flash Player no navegador.
Subitamente, mas não sem avisos, diversos sites que utilizavam funcionalidades em Flash passaram a receber um alerta de bloqueio das funcionalidades, estas ainda que possam ser reativadas manualmente, fazem necessário repetir o processo a cada atualização de página ou navegação.
Entretanto, uma lista composta por gigantes da internet, continua desbloqueada e provavelmente permanecerão por um período até que possam adequar seus serviços, são elas:
YouTube
Facebook
Yahoo!
VK
Live.com
Yandex.ru
Odnoklassniki (OK.ru)
TwitchTV
Amazon
Mail.ru
Neste ano o Google já havia encerrado o uso do Flash em suas ferramentas, como pro exemplo o AdSense: Plataformas de Publicidade do Google Não Aceitarão mais Flash.
Outros navegadores, como o Mozilla Firefox também iniciaram o bloqueio do Plug-In Flash simultaneamente à ação do Google, porém foram menos cordiais e não abriram exceções, até serviços executados localmente são afetados e substituídos pela, pouco amigável, mensagem de alerta de segurança de plug-in desatualizado.
Agora resta aos desenvolvedores que ainda utilizam Flash, ceder as inovações tecnológicas trazidas pelo já estável e maduro HTML5, que há anos vem tomando o lugar do Flash em inúmeras funcionalidades. As principais vantagens da nova tecnologia contemplam o funcionamento nativo em praticamente todos os navegadores, isenção dos riscos a segurança e incompatibilidades que ocorriam com a ferramenta antecessora.
No mundo da tecnologia, a evolução é inevitável e sem volta, a tendência é sempre focada em maior flexibilidade, acessibilidade e simplicidade, pontos que o Flash durante algum tempo ofereceu, porém foi pouco a pouco perdendo seu posto.
Você está preparado para o futuro? Pois ele chegou!
Informações: TechTudo
Nenhum comentário:
Postar um comentário