Blog Código Franco

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Fontes Online - Beleza, Praticidade e Acessibilidade

Há alguns anos atrás um dos maiores problemas para web designers era fazer com que sites ficassem atraentes e legíveis para qualquer leitor através exclusivamente do uso das fontes que vinham junto com a grande variedade de sistemas operacionais.

Naquela época ao selecionar uma configuração de fonte no CSS, era impossível garantir que o leitor teria as fontes disponíveis em seu computador para ver o site como foi projetado e, como saída muitos designers apelavam para o uso de imagens contendo os textos a ser exibidos. Esta solução ainda que prática, tornava o site muito mais pesado e menos acessível, um custo muito alto para ser aplicado nos dias atuais.

Toda beleza do site vinha ao custo de um conteúdo pouco prático e nenhum pouco acessível.

Felizmente já é possível conciliar a beleza e a acessibilidade com muita praticidade. Diversos sites, dos quais neste artigo destaco o Google Fonts, oferecem repositórios de fontes dos mais variados formatos, serifadas, manuscritos, desenhados entre inúmeras outros, que estando hospedadas na web, passam a ser um acesso universal para qualquer site online independentemente do dispositivo ou sistema operacional utilizado.


Para adicioná-las basta acessar o site, escolher uma fonte, selecioná-la, pegar o código de referencia ou importação e colocá-lo em seu site e inserir a configuração CSS de "text-family" para a fonte nos locais desejados em seu arquivo de estilos.

Cada dia surgem novas soluções para antigos problemas que por muito tempo incomodaram a vida de muitos designers, e é muito importante ficar atento às novas técnicas para não perder a competitividade no mercado.

E você? Já conhecia o Google Fonts ou outro site de fontes online? Deixe o link e suas experiências nos comentários.




Se você gostou do nosso conteúdo você pode nos ajudar. Qualquer valor é bem vindo e ajuda a manter nossos editores e nossa hospedagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário



Fale Conosco






2013 - 2016 Código Franco - Blog Código Franco
Thiago Franco Desenvolvimento de Sistemas e Soluções Tecnológicas.
Todos os direitos reservados.

As marcas, imagens, logotipos e icones utilizados são de propriedade de seus respectivos donos.
Tecnologia do Blogger. Construido com Bootstrap e jQuery.